Especiais,
86 MIN

ToadCast 010: Como trabalhar nos Estados Unidos

julho 25, 2016

LogoToadCAST_CapaPost010_1000_new

Oi pessoal! Está no ar mais um ToadCast! Vamos falar de visto?

No último especial o André e eu conversamos sobre o que ninguém te avisa antes de sair do Brasil. Mas boa parte do feedback que a gente recebeu foi de gente querendo saber de fato como fazer para se mudar para os Estados Unidos e várias dúvidas sobre Green Card, cidadania e tipos de vistos.

Então hoje vamos falar sobre tudo o que pode te ajudar a se mudar pra cá, tanto pra estudar, quanto para trabalhar. E já adianto que não vai ter nenhuma dica sobre como vir pra cá de forma ilegal ou nada que envolva jeitinho brasileiro.

Participantes:

Mande seu email para: toadcast@toad.com.br

Facebook | Instagram

Assine o ToadCast:

PRINCIPAIS TIPOS DE VISTO:

B1 – Negócios

Este visto se destina a quem faz viagens de negócios para os Estados Unidos e vai fazer parte de salões de exposição, feiras internacionais, assinar contratados e expor mercadorias. Também podem usar esse visto indivíduos que fazem trabalho voluntário, sem fins lucrativos, em parceria com instituições religiosas ou de caridade; assim como engenheiros que fazem instalação ou manutenção de equipamentos exportados por firmas brasileiras e empreendedores, todos eles, sem receber salário.

B1 – Acadêmicos
Normalmente, pessoas que queiram estudar em uma instituição de ensino americana, precisam de um visto de estudante (F-1). Mas, dependendo do caso, há exceções: oradores e palestrantes em eventos, participantes de conferências ou seminários, pesquisadores e estagiários na área médica, desde de que, em todos os os casos, não recebam qualquer remuneração, também podem solicitar este tipo de visto americano, o B1, para entrar nos Estados Unidos. O ideal é consultar corretamente a embaixada e o consulado para entender direitinho qual é o seu caso!

B2 – Turismo e tratamento médico
Dos tipos de visto americano, este é o mais comum e geralmente é aquele que as pessoas que viajam com frequência tem em seus passaportes. Normalmente você terá que, entre outros procedimentos, preencher o formulário DS-160, pagar a taxa de visto, ter um passaporte válido e depois apresentar alguns documentos, prosseguir com a identificação pessoal e, as vezes, entrevistas.

F1 – Estudantes
Um estudante que gostaria de ser aluno em uma faculdade, universidade ou outro tipo de instituição de ensino nos Estados Unidos, mesmo que sejam escolas de nível fundamental ou médio e escolas de ensino de idiomas, devem solicitar o visto americano tipo F1.

J1
O Visto J1 é para pessoas que participam em programas de intercâmbio ou treinamento. O programa foi decretado para promover a boa vontade internacional através do intercâmbio cultural. Os portadores de visto J-1 nos EUA podem participar em vários tipos de programas, incluindo governamentais, acadêmicos ou programas do setor privado.

Examplos de programas do visto J-1:

Au pair and EduCare, Conselheiro de Acampamento, Visitante do Governo, Médico, Professor e Pesquisador Escolar, Escolar a Curto Prazo, Especialista, Estudante, faculdade/universidade, Estudante, secundário, Viagem à trabalho de Verão, Professor, Treinamento.

H (H1B) – Trabalho temporário
Deve ser usado por aquele trabalhador que foi contratado por uma empresa americana, previamente, para trabalhar lá porque esta empresa alega que não encontrou ninguém tão bem qualificado para isso como ele. A empresa terá que fazer uma petição de trabalho ao serviço de imigração americano.

L (L1) – Trabalho temporário transferido
Se uma empresa multinacional tem um funcionário qualificado e o transfere temporariamente para a sede, filial ou subsidiária da mesma empresa nos Estados Unidos, ela terá que providenciar para este trabalhador o visto americano tipo L1, usado para transferências na mesma empresa.

Mas há algumas condições:

  • O funcionário deve ocupar cargo de nível de gestão ou executivo
  • Ou deve ter conhecimento altamente qualificado e específico
  • Estar na empresa há mais de um ano

A1/A2: Visto destinado apenas para funcionários de governos e diplomatas
A3: Para empregadas domesticas
C1: Para viajantes em conexão nos Estados Unidos
C1/D: Mesma categoria acima, porém destinado a tripulantes de aviões e marítimas
I: Visto para jornalistas e pessoas da mídia
O ou P: Atletas ou pessoas de habilidades em ciências, artes
Q: Para intercambio cultural
R: Visto destinado a Religiosos


PRINCIPAIS SITES PARA PROCURAR EMPREGOS NOS ESTADOS UNIDOS:


Morando nos Estados Unidos: Prestadores de Serviços

Brasil_USA_Toad_archive1000


Morando nos Estados Unidos: Quais são as maiores dificuldades?

Brasil_USA_Toad_archive1000


ToadCast 003: Morando fora do Brasil, com André Souza

LogoToadCAST_CapaPost003_e


LEITURA RECOMENDADA PARA DEVELOPERS:


Arte da Capa

Dezê Design

Scroll to top